Páginas

Powered By Blogger
Subscribe:

banner ciências

domingo, 22 de maio de 2011

O Surgimento da Sociologia


            A Sociologia surgiu na Idade Moderna, mais especificamente em 1830. Ela incorporou uma área do conhecimento científico que ainda não havia sido estudada: O mundo social.
            A compreensão do surgimento da Sociologia é algo complexo, e para isso, será preciso considerar quatro grandes acontecimentos históricos, ocorridos a partir do século XV, que a influenciaram: O Renascimento, a Revolução Científica, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Esse contexto histórico é necessário porque aqueles acontecimentos criaram situações radicalmente novas na sociedade e assim, surgiu à necessidade de compreensão dessa nova sociedade que se formava.
            As condições intelectuais do surgimento da sociologia podem ser encontradas desde a Grécia Antiga, com o racionalismo grego. Que infelizmente foi esquecido na Idade Média, onde o pensamento era essencialmente teocêntrico – pensamento centrado em Deus, onde todas as explicações eram religiosas  - e quem não segia as regras da Igreja Católica era torturado e condenado à morte. Dessa forma, muitos historiadores consideram a Idade Média como a “Idade das Trevas”, pois não se produzia conhecimento.    
            Todavia, no século XV, renasceria aqueles antigos valores clássicos da Grécia Antiga, cujo conhecimento era muito valorizado. Nesse período conhecido por Renascimento houveram muitos progressos para sociedade em termos de conhecimento. Pois, valorizava-se a razão, o individualismo e a natureza. Deixa-se de lado o misticismo ingênuo que predominava na Idade Média e é adotado o pensamento antropocêntrico, onde o homem está no centro de tudo. Sendo assim, pode-se observar que nesse período renascentista ocorre uma mudança no modo das pessoas verem o mundo e a sociedade. E esses pensamentos contribuíram para o surgimento de diversas ciências, inclusive a Sociologia.
            A Revolução Científica, que ocorreu no século XVI, aconteceu quando houve a separação da ciência com a filosofia. Agora a ciência se tornava um conhecimento mais estruturado e prático.Surge o método científico de Francis Bacon, baseado na observação direta dos fenômenos, na experimentação e demonstração.Decerto, a Revolução Científica possibilitou que as teorias fossem cada vez mais aperfeiçoadas, fornecendo às pessoas uma compreensão melhor sobre o mundo. Então, esse sucesso nas explicações científicas acabou fazendo alguns pensadores da época se questionarem: Se a Ciência obtinha sucesso na explicação da natureza, poderia também explicar a sociedade?
            Outra revolução importantíssima no surgimento da sociologia foi a Revolução Industrial. Pois foi através dela que o capitalismo se consolidou por toda a Europa, e foi por causa dos problemas sociais causados pelo capitalismo que os pensadores da época tiveram uma atenção especial para a sociedade. O capitalismo gerou uma desigualdade social enorme, pois enquanto os burgueses enriqueciam cada vez mais, o proletariado vivia com péssimas condições de higiene nas cidades (sem água potável e sem esgotos); ganhando salários miseráveis que mal dava para comprar alimentos; com jornadas de trabalho de 14, 16 ou 18 horas diárias. Como conseqüência da imundice em que moravam, surgem epidemias de doenças contagiosas, como a cólera. Então, todo esse caos social gerou a necessidade de alguma ciência que estudasse e apresentasse soluções para esses problemas.
            O ultimo acontecimento histórico que influenciou na criação da Sociologia foi a Revolução Francesa. Ela ocorreu no decorrer do século XVIII, por que o conjunto de princípios que organizavam a sociedade francesa (monarquia absoluta), não eram mais bem vistos pelo povo. Almejava-se uma sociedade mais fraterna, igualitária e liberal. Assim a Revolução Francesa dá origem à democracia, e as pessoas que antes eram servos passam a ser cidadãos. Deste modo, as profundas e rápidas mudanças que ocorreram antes, durante e depois da revolução Francesa, fez com que os pensadores e políticos de época refletissem sobre a sociedade em que viviam.
            No século XIX, estudando todos esses acontecimentos históricos, Comte pensou em uma ciência que analisasse a sociedade e chamou-a, a princípio, de “Física Social”. Comte queria uma ciência objetiva, que criasse teorias sociais com base empíricas. E que tivesse o mesmo método científico das Ciências Naturais.  
            Portanto, observa-se que diversos fatores influenciaram no surgimento da Sociologia. E que embora só tenha surgido como ciência no século XIX, as condições pra seu surgimento já haviam se formando desde o século XV. Logo, ela surgiu, por causa da necessidade de compreensão dessa sociedade Moderna que se formava.

Alexsandra Tavares

15 comentários:

graziela nogueira disse...

Adorei esse texto, me ajudou muito no meu trabalho de Sociologia <3

Anônimo disse...

Artigo perfeito. Parabéns!

Unknown disse...

PARABÉNS!
ÓTIMO ARTIGO!!!

Unknown disse...

adorei o artigo, parabéns pela coerência, e pelo prazer de ler algo tao magnifico como este!

Unknown disse...

Melhor artigo da internet, parabéns.

Unknown disse...

amei

Unknown disse...

excelente texto, foi de suma importância, parabéns

Unknown disse...

Extraordinário!Parabéns!!!!

Unknown disse...

ARTIGO EXCELENTE, POREM QUAL A REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA DELE ?

Unknown disse...

Ótimo artigo me ajudou bastante

Unknown disse...

Professor Willian,tô pegando a referência do trabalho aqui hahaha grrrrwolllz$

Unknown disse...

Excelente parabéns

ViviShiver disse...

alguem poderia me ajudar a fazer uma sintese desse texto???
ficarei grata.

Unknown disse...

Alguém pode me indicar uma revista para publicação de um artigo? Eu preciso publicar um em cumprimento da Disciplina de Atividades Complementares do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Grata.

Unknown disse...

adorei o texto ele mim ajudou bastante

Postar um comentário